BRINQUEDOTECA FORMATIVA
Brincando com a Criatividade

Postado dia: 23/04/2018

PROJETO DE EXTENSÃO “BRINQUEDOTECA FORMATIVA:  BRINCANDO COM A CRIATIVIDADE”

O presente projeto de extensão denominado “Brinquedoteca Formativa: Brincando com a Criatividade” parte do princípio de que o referido espaço (brinquedoteca) se constitui em uma ferramenta de formação do ser criança e do ser profissional, pois desenvolve na criança, a curiosidade e a disposição para descobrir brinquedos, jogos e brincadeiras novas, gostar e saber brincar, estimula o gosto pela leitura por meio da literatura infantil; possibilita  momentos de brincadeiras, interação e troca entre adultos e crianças. Muitos são os benefícios da brinquedoteca para a formação da criança. Pesquisadores do desenvolvimento infantil, tem enfatizado a importância do brinquedo e do lúdico, para o desenvolvimento afetivo e psicológico das crianças e adolescentes. Definitivamente o brincar é coisa séria, visto que impulsiona o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (Vigotski) que estruturam o nosso pensamento, constituindo-se também em um direito da criança conforme os parâmetros curriculares da educação infantil. A brinquedoteca também é um espaço de formação profissional, especialmente do pedagogo, pois proporcionará aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia o desenvolvimento de estudos e projetos no âmbito da prática pedagógica, oportunizando aos alunos a construção, elaboração e reflexão referentes aos conhecimentos necessários à formação do pedagogo; oportuniza aos acadêmicos o uso de procedimentos de pesquisa para manter-se atualizados, utilizando os resultados de pesquisa para aprimoramento acadêmico/profissional. Pensando nisso, este projeto propõe o incentivo das capacidades criativas das crianças e dos discentes do curso de pedagogia, no espaço da brinquedoteca desta universidade.
As atividades propostas, serão executadas pelos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia desta IES e supervisionadas pela professora proponente, oportunizando aos discentes, a aplicação dos conhecimentos teóricos e o desenvolvimento da criatividade e competências profissionais, exigidas pelo mundo do trabalho.

Edital