Faculdade de Castanhal
BUSCAR
SISTEMA ACADÊMICO
Novo Cadastro
Esqueci a Senha
ENADE

ENADE > 2009

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A PROVA DO ENADE 2009.

  1. Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo INEP, às 11h15mim (HORÁRIO DE CASTANHAL) do dia 8 de novembro de 2009, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento de identificação (com fotografia) e gabarito de respostas ao Questionário Socioeconômico. A prova terá início exatamente às 12 horas (HORÁRIO DE CASTANHAL) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. O INEP divulgará por meio da página da Internet http://www.inep.gov.br a lista de locais de prova.
  2. Os estudantes ingressantes e concluintes serão submetidos à prova única, construída de modo a permitir a análise do valor agregado em relação às competências e habilidades, aos conhecimentos gerais e conteúdos profissionais específicos durante a sua formação, orientando as instituições sobre a necessidade ou não de fazer ajustes ou revisões curriculares.
  3. A prova é composta de 40 questões no total, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursiva e de múltipla escolha.
  4. Peso das partes da prova:
    1. Formação Geral = 25%
    2. Componente específico = 75%
  5. Os estudantes ingressantes e concluintes irregulares do ENADE 2006 responderão as questões de formação geral e específicas do ENADE 2009.
  6. Os estudantes ingressantes e concluintes irregulares dos anos de 2004, 2005, 2007 e 2008 responderão apenas as questões de formação geral do ENADE 2009.
  7. Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular não concorrem para definição da amostra e o seu desempenho individual não será considerado para o cálculo do conceito do curso avaliado pelo ENADE 2009.
  8. O Curso estará sem Conceito (SC) quando não tem aluno (ingressantes ou concluintes) que participou efetivamente do ENADE, realizando a prova.
  9. O acesso ao resultado individual obtido no ENADE 2009 é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova.
  10. O Boletim de Desempenho do Estudante, assim como as orientações para acesso eletrônico, serão disponibilizados aos estudantes participantes do ENADE 2009 por meio da página da Internet http://www.inep.gov.br. O acesso ao Boletim de Desempenho do Estudante será permitido após a divulgação oficial dos resultados do ENADE 2009, estimada para seis meses após a realização do Exame. O estudante que não conseguir acesso eletrônico ao próprio Boletim de Desempenho do Estudante, à época oportuna, poderá solicitá-lo ao INEP, encaminhando correspondência constando nome e endereço completos, nome da IES e do respectivo curso/habilitação, ano de participação no Exame, uma cópia da carteira de identidade e o número do CPF.
  11. Até o dia 9 de dezembro de 2009, ou seja, um mês após a prova, o INEP tornará disponível o acesso eletrônico ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao ENADE 2009 por meio da página da Internet http://www.inep.gov.br, que permitirá a IES registrar no histórico escolar do estudante a sua situação junto ao ENADE.
  12. O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Por isso, os estudantes selecionados pelo MEC/INEP para participarem do ENADE deverão comparecer e realizar obrigatoriamente o Exame, como condição indispensável para sua colação de grau.
  13. Calcula-se o conceito do curso pela média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico, da nota padronizada dos ingressantes no componente específico e da nota padronizada em formação geral (concluintes e ingressantes), possuindo estas, respectivamente, os seguintes pesos: 60%, 15% e 25%. Assim, a parte referente ao componente específico contribui com 75% da nota final do curso, enquanto que a parte de formação geral contribui com 25%. O conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área.
  14. Aproveite para consultar questões de provas anteriores aplicadas no ENADE. Veja como fazer para consultá-las acessando o endereço eletrônico http://www.inep.gov.br
    1. Clique em ENADE e depois em ENADE 2006;
    2. Clique em PROVAS, GABARITOS, PADRÕES DE RESPOSTA E TABELA DE ESPECIFICAÇÃO e defina a ESCOLHA DO CURSO.

Sua contribuição é vital para um ensino continuamente melhor.

Colocamo-nos à disposição para atender a todos por meio do endereço eletrônico: fcat@fcat.edu.br ou pelo telefone 091 3311-3400.

Por isso não deixe de consultar as informações abaixo para conhecer os conteúdos programáticos e os cursos envolvidos. Participe desta oportunidade para avaliar seus conhecimentos e valorizar ainda mais o seu diploma da FCAT.

Informes ENADE

Lista de Ingressantes:
Administração
Ciências Contabéis
Direito
Marketing - Ingressantes
Marketing - Concluintes

Manual do ENADE 2009
Legislação do ENADE 2009
Conteúdo Programático das Provas
Conheça a relação dos cursos da FCAT do ENADE 2009
PORTARIA 1.059 permite solicitação de dispensa

Confira seu gabarito no site: http://enade2009.inep.gov.br

Veja seu desempenho na prova do ENADE/2009, conferindo seu gabarito no site: http://enade2009.inep.gov.br

 

 

 

© Copyright 2013 FCAT - Faculdade de Castanhal - Rodovia BR-316, s/n - Km 60 - Castanhal - Pará - Brasil / Telefone: (91) 33113400. Desenvolvido por MSCORP LTDA