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GRADUAÇÃO

GRADUAÇÃO > Pedagogia

Curso de Licenciatura em Pedagogia*

Portaria de Reconhecimento do Curso MEC nº 67, de 29.01.2015, DOU nº 21, de
30.01.2015
. (CURSO DE PEDAGOGIA)

*Autorizado com o conceito máximo do MEC, nota 5.

Objetivos do curso: 

O objetivo geral do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Castanhal é formar licenciados em Pedagogia para exercer as funções de docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e nos cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, assim como para atuar na Organização e Gestão Educacional da Educação Básica, estando aptos a conhecer, analisar, avaliar e atuar de forma consciente e crítica na prática escolar, levando em consideração os contextos sociais, culturais, históricos, econômicos, e geopolítico da sociedade em questão, bem como os fins e os valores da educação.

Almeja-se um profissional com capacidade de pensar de forma reflexiva, com autonomia intelectual e sensibilidade ao relacionamento interdisciplinar, que lhe permita prosseguir os seus estudos após a conclusão da graduação. 

Perfil do Profissional: 

Ao final do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Castanhal espera-se que os futuros profissionais:

  • Tenham se desenvolvido integralmente como pessoas, como profissionais e como cidadãos;
  • Tenham aprendido a valorizar o conhecimento e os bens culturais e a acessá-los autonomamente;
  • Tenham adquirido critérios para selecionar o que é relevante, a partir da investigação, do questionamento e da pesquisa;
  • Possam construir hipóteses, compreendam e raciocinem logicamente; comparem e estabeleçam relações, façam inferências e generalizações, demonstrando confiança na sua própria capacidade de pensar;
  • Relacionem sistematicamente a teoria com a prática através de uma postura crítico-reflexiva;
  • Tenham um domínio de conhecimentos específicos e pedagógicos e a adequada compreensão das questões relacionadas ao seu trabalho;
  • Tenham o domínio de estratégias e mecanismos;
  • Assumam um papel não somente de transmissores do conhecimento, mas de facilitadores da aprendizagem, estimulando seus alunos para as diferentes possibilidades de aquisição desse conhecimento;
  • Adotem em sua prática profissional uma pedagogia ativa que permita desenvolver em seus alunos a capacidade de aprender a aprender.

O Profissional do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Castanhal, no tocante à sua área de conhecimento, estará apto a:

  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

No caso dos professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, dada a particularidade das populações com que trabalham e das situações em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:

  • Promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária;
  • Atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas indígenas relevantes. 

Mercado de Trabalho: 

Segundo as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais, o Curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

I. Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;

II. Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;

III. Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

Matriz Curricular e Programa de Disciplina

Coordenação: Prof.ª MsC. Suely Weber.

Contato: suely.weber@estacio.br

Número de vagas ofertadas: 200 vagas anuais.

Número de alunos por turma: 50 alunos.

Turnos disponíveis: Vespertino e Noturno.

Regime acadêmico: Semestral.

Integralização mínima do curso: 08 semestres

Integralização máxima do curso: 14 semestres

Carga horária: 4.000 h/a.

PPC Pedagogia

 

 

 

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