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GRADUAÇÃO

GRADUAÇÃO > História

Curso Superior de Licenciatura em História*

Portaria de  Reconhecimento do Curso MEC nº 310, de 28.04.2015, DOU nº 80, de 29.04.2015.

Objetivo do Curso

O objetivo geral do Curso de Graduação em História da Faculdade de Castanhal é formar licenciados em História para exercer as funções de docência na Educação Básica, aptos a conhecer, pesquisar, analisar, avaliar e atuar de forma consciente e crítica na prática escolar, levando em consideração os contextos sociais, culturais, históricos, econômicos, e geopolítico da sociedade em questão, bem como os fins e os valores da educação.

Almeja-se um profissional com capacidade de pensar de forma reflexiva, com autonomia intelectual e sensibilidade ao relacionamento interdisciplinar, que lhe permita prosseguir os seus estudos após a conclusão da graduação.

Perfil do Profissional

O egresso do Curso de Graduação em História, licenciatura, proposto pela Faculdade de Castanhal, será um profissional apto a conhecer, analisar, avaliar e atuar de forma ética, consciente e crítica na prática educativa, levando em consideração os contextos sociais, culturais, históricos, econômicos, e geopolítico da sociedade em questão, bem como os fins e os valores da educação. Assim, busca-se formar professores na área de História para atuar na Educação Básica.

O graduado estará capacitado ao exercício do trabalho de Historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão.

Atendidas estas exigências básicas e mediante formação complementar e interdisciplinar oferecida pela Faculdade de Castanhal, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento.

O Curso de Graduação em História contribuirá para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades gerais da área:

  • Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;
  • Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
  • Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação;
  • Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;
  • Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;
  • Competência na utilização da informática.

O egresso deverá demonstrar as seguintes competências e habilidades específicas da área de Licenciatura em História:

  • Domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino – aprendizagem no ensino fundamental e médio;
  • Domínio dos métodos e técnicas pedagógicos que permitem a transmissão do conhecimento para os diferentes níveis de ensino.

Tratando-se de um curso de licenciatura, o Curso de Graduação em História contribuirá ainda para o desenvolvimento das competências e habilidades comuns a todos os professores da Educação Básica, a saber:

  • Administrar o processo de auto-formação, adaptando-se com flexibilidade às situações novas, buscando a atualização pedagógica constante, face às novas exigências sociais;
  • Aprimorar o compromisso com a ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade;
  • Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
  • Articular o conhecimento comum e o científico utilizando situações práticas do cotidiano de diversos contextos para promover a produção de novos conhecimentos;
  • Articular o saber acadêmico, a pesquisa e a prática educativa referenciada pelas dimensões ética e estética, para pensar as relações e tensões presentes no exercício profissional em âmbitos escolares e não-escolares;
  • Articular os conhecimentos teóricos com a prática educacional, de forma eficiente e eficaz, a fim de atender diferentes contextos;
  • Atender aos alunos com necessidades especiais em diferentes níveis da organização escolar, assegurando seus direitos de cidadania;
  • Comunicar-se com clareza e objetividade facilitando o desenvolvimento da aprendizagem significativa nas diferentes etapas de escolaridade e modalidades de ensino;
  • Conhecer a legislação educacional e identificar no meio escolar sua contextualização a fim de realizar críticas inerentes ao processo educativo, propondo as soluções necessárias;
  • Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
  • Desenvolver o espírito de pesquisa e crítica ao conhecimento relacionando-o às práticas educativas e adaptando-se às constantes transformações da sociedade atual;
  • Elaborar e executar projetos pedagógicos pautados em princípios éticos, estéticos e políticos;
  • Identificar, produzir, apropriar-se, e utilizar de recursos didáticos, bem como das tendências educacionais no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem;
  • Mostrar compreensão da complexidade que rege as relações entre educação e a realidade social em suas diferentes manifestações;
  • Organizar, coordenar e participar de equipe multiprofissional;
  • Promover a sua prática docente de forma crítica no contexto histórico e político da Educação Básica, utilizando os conhecimentos nas diversas situações e na produção de novos conhecimentos;
  • Propor respostas criativas aos problemas educacionais e socioculturais, apresentado medidas que visem superar a exclusão social e melhorias na qualidade do ensino;
  • Utilizar metodologias de avaliação pautadas por indicadores e critérios explícitos e compartilhadas.

Matriz Curricular e Programa de Disciplinas

Coordenação: Prof. MsC. Alan Watrin Coelho

Contato: alan.coelho@estacio.br

Número de vagas ofertadas: 150 vagas anuais

Número de alunos por turma: 50 alunos

Turnos disponíveis: Vespertino e Noturno.

Regime Acadêmico: Semestral

Integralização mínima do curso: 07 semestres

Integralização máxima do curso: 12 semestres

Carga horária: 3.083 h/a

PPC História

 

 

 

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